Memórias sobre o Estado da Bahia

03/06/2016 20:42

MEMÓRIAS SOBRE O ESTADO DA BAHIA:

Feita por ordem do Exmo. Sr. Dr. Joaquim Manoel Rodrigues Lima – Gov. do Estado da Bahia, pelo Diretor do Archivo Público Dr. Francisco Vicente Vianna, auxiliado pelo amanuense da mesma repartição José Carlos Ferreira – Bahia, 1893.

 

LIMITES

O ESTADO DA BAHIA, com uma superfície de 426,427 kil. Quadr., limita-se ao N. com o Estado de Sergipe, que é separado pelo rio Real, desde sua nascença até sua foz, num extensão de 40 léguas; com o de Alagoas, do qual é separado pelo rio S. Francisco, desde a barra do Xingó até a do Moxotó; com o de Pernambuco, de que também o separa no mesmo rio de S. Francisco desde a barra do Moxotó até o Pau da História, acima do Joazeiro; e, finalmente a NO. com o Estado do Piauhy, de que é separado pela serrra do Piauhy. A Leste banha-o o Oceano Atlântico desde a foz do Rio Real á do riacho Doce, e limita-se com o Estado de Sergipe desde as vertentes do Rio Real ás do Xingó até sua foz no São Francisco. A Oeste limita-se:

1º) com o Estado de Goyaz, de que é separado pelas serras que ahi toman os nomes de Tabatinga, Divisões, São Domingo e do Duro, e 

2º) com o de Minas, desde o Salto do Jequitinhonha até o alto da collina divisória das águas dos rios Mucury e das Itaunas. Ao S., finalmente, limita-se: 

1º) com o Estado do Espírito Santo pelo riacho Doce desde sua foz até a sua nascença e d’ahi pelo alto da collina divisória das águas dos mesmos rios Mucury e das Itaunas até a serra dos Aymorés, divisa do Estado de Minas Geraes, e 

2º) com o de Minas desde o Salto do Jequitinhonha até as nascenças do rio Carinhanha no Vau do Paranan, a saber: por uma recta desde o Salto até a barra do rio Mosquito, afluente do rio Pardo; por uma outra recta desde a barra do rio Mosquito até a extremidade da serra das Almas, que fica pouco ao S. do Vallo Fundo, situado nas nascenças do rio Ressaca, afluente do Gavião; d’ahi em diante pela mesma serra das Almas até a nascença do rio Verde Pequeno; por este até sua foz no rio Verde Grande; continuando até sua emboccadura no S. Francisco; pelo rio S. Francisco até a embocadura do rio Carinhanha; e finalmente por este até a sua nascença no Vau do Paranan.